Dominio: casadoboloecupcake.com.br
Chave: 207461445816e47e34bfd584af29dd433d3c4bfd
Hora do cache: 1495581276
Vida do cache: 1495624476
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: b5e7a5246ffc9b0b85250830c026079697609310
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Receitas Fáceis

7 Dicas para Fazer Trufas de Chocolate

Não é difícil achar receitas de como fazer trufas de chocolate; em uma rápida busca na internet, é possível encontrar dezenas de opções. E, fazer trufas de chocolate não é algo complexo, mas é necessário tomar os devidos cuidados em cada etapa do processo.

Neste artigo, apresentaremos 7 dicas para fazer trufas de chocolate, que te ajudarão a obter trufas perfeitas. Você entenderá a importância de usar o chocolate certo, como derretê-lo, como aromatizar as trufas, como desenformá-las sem problemas, os cuidados na hora de embalar, conservar, e ainda, a importância do equilíbrio de sabores nas trufas de chocolate. Vamos às nossas dicas.

Leia também:

dicas de trufas

 

1-Use chocolate nobre para fazer as trufas

O chocolate nobre é aquele que tem, no mínimo, 25% de cacau em sua composição, também chamado de “chocolate verdadeiro”. E é muito importante usar esse tipo de chocolate para fazer a massa das trufas (o chocolate derretido com o creme de leite), por ele ser mais saboroso e de melhor qualidade. Para fazer a casquinha externa, você pode usar o chocolate fracionado, mais conhecido como “cobertura”, que possui adição de gordura vegetal em sua composição e é considerado inferior (por isso custa menos) em relação ao chocolate nobre.

>>> CURSO TRUFAS E BOMBONS <<<

 

 

2-Derretendo o chocolate para fazer as trufas

Na hora de derreter o chocolate, você tem 2 opções: micro-ondas e banho-maria. Para derreter o chocolate no micro-ondas, pique-o em pedaços pequenos e coloque em uma tigela ou refratário próprio para micro-ondas. Leve ao forno por 40 segundos, em potência média. É importante não esperar o chocolate derreter completamente no micro, pois pode queimar. Se após os 40 segundos, ainda restarem alguns pedacinhos, simplesmente mexa bem, que eles derreterão com o próprio calor do chocolate.

Se for derreter em banho-maria, também deve-se picar o chocolate em pedaços pequenos, mexendo sempre. A água do banho maria não deve ferver, e é importantíssimo tomar cuidado para não cair água no chocolate, ou tudo estará perdido.

 

3-Aromatização das trufas de chocolate

Você tem duas opções para aromatizar suas trufas de chocolate: utilizando bebida alcoólica destilada ou essência. No primeiro caso, normalmente são usados rum ou conhaque, sempre respeitando a medida especificada na receita. Para quem não quer usar álcool, uma boa opção é a essência de rum. O aroma é um elemento fundamental nas trufas de chocolate, por isso não o esqueça na hora de preparar suas receitas.

Veja também: Como fazer trufas para vender

 

4-Desenformando as trufas

Essa é uma etapa durante a qual muitas pessoas têm dificuldades. Para evitar a frustração de ver suas trufas desmanchadas ao tentar desenformá-las, você deve tomar alguns cuidados. 1)Passe duas camadas de chocolate na forma, para formar a casquinha. Isso a deixará mais grossa, evitando que se quebre na hora de desenformar. Passe a primeira, deixe secar, aplique a segunda camada, e aguarde secar, novamente, antes de colocar o recheio da trufa. 2)Quando colocar o recheio, deixe espaço para fechar a trufa na forma. Isso evita que a parte de baixo se solte na hora de retirar a trufa pronta. 3) Leve as trufas à geladeira, por uns 15 minutos (não mais que isso), antes de desenformá-las. Você saberá que é hora de retirá-las quando a forma estiver esbranquiçada, pelo frio. É só virar a forma, delicadamente, e as trufas cairão naturalmente.

 

5-Embalando as trufas de chocolate

Embale as trufas com papel chumbo. Ele é o mais indicado, por ajudar a preservar o sabor, a textura e o aroma das trufas. O papel chumbo possui uma excelente capacidade de vedação, o que evita o contato da trufa com o ambiente, minimizando a absorção de aromas externos. Ele ainda atua como isolante térmico, outro fator que ajuda na boa conservação das trufas.

Depois de embalar com papel chumbo, você pode fazer outra embalagem, com função decorativa. Para isso existem várias opções, incluindo as embalagens próprias para trufas.

 

6-Dica para fazer trufas de chocolate: conservação

Com as trufas já prontas, é importante tomar os devidos cuidados na hora de armazená-las. As trufas devem ser consumidas em até 7 dias (algumas chegam a durar 15, quando feitas com adição de bebida alcoólica, mas a média é de 7 dias, para ter uma margem de segurança). O ideal é deixá-las em local seco, fresco e arejado, em temperatura ambiente e livre de odores fortes. Guardar as trufas na geladeira é um erro, pois quando retiradas do ambiente frio, elas derretem rapidamente, e ainda se forma uma camada acinzentada no chocolate, por ter sido armazenado abaixo do ponto de fusão.

 

 

7-Equilibre os sabores das trufas de chocolate

Se usar chocolate ao leite no recheio, utilize o meio amargo, ou mesmo o amargo, na cobertura. O chocolate ao leite também se harmoniza muito bem com os sabores cítricos, como abacaxi ou limão. O importante é ter bom senso, para que a trufa de chocolate não fique com um sabor enjoativo, nem amargo ou ácido demais.

 

Com essas dicas, você conseguirá deixar suas trufas de chocolate perfeitas, para comer, presentear ou vender. Lembre-se de sempre observar a data de validade dos produtos ao comprá-los, e de tomar os cuidados básicos de higiene no preparo (prender os cabelos, higienizar as mãos e só utilizar utensílios devidamente limpos).

Gostou das dicas? Te ajudaram a solucionar alguma dúvida? Deixe um comentário!

 Tenha uma renda extra fazendo TRUFAS!

Já pensou em ganhar de 2 a 3 mil reais apenas trabalhando em casa? Com o curso de Trufas da Márcia Tozo do Tudo de Cake isso é possível!

Você vai aprender a fazer, precificar e vender trufas e bombons! Clique no link abaixo para ver todas as informações:

>>> CURSO TRUFAS E BOMBONS <<<

 

 

 

Facebook Comments
7 Dicas para Fazer Trufas de Chocolate
5 (100%) 3 votes

Comentários

comments

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.