Ebook Grátis

Ebook GRÁTIS Revela: Os 10 Segredos Para Vender Chocolate o Ano Inteiro

Brownie Dicas Receitas

Receita de Brownie Tradicional com 7 Variações Deliciosas

Veja aqui uma Receita de Brownie tradicional e sete deliciosas variações que podem ser feitas com este bolo. O delicioso bolo de chocolate é um dos pratos típicos dos Estados Unidos e que ganhou o mundo por seu sabor peculiar e especial.

Os pequenos quadrados doces têm uma textura diferente dos bolos tradicionais, já que não cresce e permanece fino, crocante por fora e macio por dentro, como uma espécie de mouse.

Das inúmeras lendas sobre sua origem até se tornar popular e ao mesmo tempo uma iguaria mais delicada, o doce pode ser servido com acompanhamentos como sorvetes, caldas de chocolate, chantily e frutas, de preferência quente. Além da receita tradicional, ganhou inúmeras versões goumerts e até lojas especializadas, de grande sucesso.

Como surgiu o Brownie

A origem do Brownie é incerta, mas foi a partir do século XX que se tornou popular nos EUA. Segundo o livro Larousse Gastronomique, a primeira receita de Brownie que se tem notícia data de 1896, publicada no livro The Boston Cooking – School Cook Book, de Fannie Merrit Farmer, mas a massa era indicada como a de cookie americano.

A Receita de Brownie original, tal como é conhecida ainda hoje, foi publicada numa nova edição do mesmo livro, já no ano de 1906.

O acréscimo de mais chocolate que o usual e o fato do bolo não crescer são as principais características do novo bolo.

Mas a lenda mais recorrente sobre sua origem é mais simples, onde uma dona de casa do Maine, nos EUA, esqueceu de acrescentar o fermento na receita e após assar o bolo acabou servindo os pedaços quadrados para seus filhos e amigos, o que foi um sucesso.

Receita de Brownie Tradicional

A receita tradicional do Brownie é bem simples, vamos a ela:

380 g de chocolate meio amargo,

250 g de manteiga sem sal,

5 ovos,

250 g de açúcar,

1 colher de chá de essência de baunilha

150 g de farinha de trigo.

O cuidado está na forma de preparo, para que não perca seu aspecto crocante por fora e úmido por dentro.

Modo de Preparo do Brownie Tradicional

Receita de Brownie

O chocolate deve ser derretido com a manteiga no microondas ou em banho-maria no fogão, para ser incorporado ao açúcar, os ovos e a baunilha, batendo bem até a massa ficar homogênea.

A farinha deve ser peneirada e incluída aos poucos a massa, para em seguida ser posto numa assadeira untada ou forrada com papel manteiga, para levar ao forno já aquecido a 180º, por 30 minutos.

Durante a mistura da massa, o Brownie pode ter acrescido castanhas picadas, nozes, avelãs, pistache, macadâmia, passas, café solúvel, menta, pequenos pedaços de frutas como morango, laranja ou cereja etc.

Pode ser servido acompanhado de bolas de sorvete que contrastam com o calor do bolo, calda de chocolate derretida na hora e chantilly.

Variação 1 – Pavê de Brownie com Ganache e Sorvete.

Pavê de Brownie com Ganache e Sorvete.

Outros doces podem ser criados a partir da receita básica de Brownie, como o Pavê de Brownie com Ganache e Sorvete.

Depois de preparar o brownie, corte-o ao meio e depois em três retângulos do tamanho da forma em que o pavê será montado.

Derreta 400 g de chocolate branco em banho-maria, junto a meia garrafa de leite de coco e meia lata de creme de leite.

Deixe esfriar e comece a montar o doce: coloque a primeir aparte do brownie, uma camada de sorvete do sabor de sua preferência, outra camada de brownie, o ganache de coco com chocolate e termine com o último pedaço de Brownie. Leve ao freezer, desenforme e sirva em seguida.

Variação 2 – Cheesecake de Morango com Brownie

Cheesecake de Morango com Brownie

Há ainda um Cheesecake de Morango com Brownie que fica fabuloso. Também feito com a receita de brownie original, que depois de ir ao forno é separada para receber outros ingredientes.

Para isso coloque na batedeira, dois potes de cream cheese, uma lata de creme de leite e uma xícara e meia de açúcar

Em seguida, misture gelatina hidratada e dissolvida como dito na embalagem.

Após formar um creme, coloque em cima da forma onde está o Brownie, de forma uniforme, e leve a geladeira.

Variação 3 – Mousse de Maracujá com Brownie

Mousse de Maracujá com Brownie

Receita semelhante é a do Mousse de Maracujá com Brownie. Após fazer a receita tradicional, pique o bolo pronto em pequeninos pedaços quadrados e reserve.

Bata uma lata de leite condensado, uma lata de creme de leite e a mesma medida de suco concentrado de maracujá, com gelatina hidratada, tudo no liquidificador para misturar bem.

Depois, misture lentamente o brownie ao creme e distribua em copos bonitos para levar a geladeira e servir gelado.

Variação 4 – Brownie com Cobertura Quente de Danette

Brownie com Cobertura Quente de Danette

Irresistível também é o Brownie com Cobertura Quente de Danette. Mistura numa tigela duas xícaras de farinha peneirada, ¼ de chocolate em pó e uma colher de chá de fermento em pó químico. Reserve.

Derreta 300 g de chocolate com 200 g de manteiga em banho-maria e reserve. Já na batedeira, coloque uma xícara de açúcar e um ovo.

Inclua a mistura de farinha aos poucos, até a massa ficar homogênea, para então ser disposta numa assadeira untada com manteiga.

Enquanto o bolo assa, derreta oito potes de Danette sabor chocolate e sirva jogado em cima dos pedaços de brownie junto com cerejas.

Variação 5 – Brownie com Creme de Limão

Receita de Brownie com Creme de Limão

O Brownie com Creme de Limão é muito fácil e precisa do bolo pronto feito com receita tradicional, acrescido por um delicioso creme.

Separe 300 gramas de chocolate branco e derreta em banho-maria com uma caixa de creme de leite, suco de um limão e raspas. Em seguida, desenforme o brownie, cubra com o creme e está pronto.

Variação 6 – Brownie de Chocolate Duplo

Brownie de Chocolate Duplo

Quem gosta muito de chocolate vai adorar o Brownie de Chocolate Duplo, feito com 180 g de chocolate meio amargo derretido com 120 g manteiga no microondas ou banho-maria, misturado a uma xícara de açúcar, três ovos e uma colher de chá de essência de baunilha.

Misture bem e adicione aos poucos farinha de trigo peneirada e chocolate em pó. Com a massa bem misturada, acrescente gotas de chocolate e jogue em assadeira untada para levar ao forno. Fica perfeito!

Variação 7 – Brownie de Chocolate Branco

Receita de Brownie com Chocolate Branco

Por último, para quem adora chocolate branco, existe um Brownie delicioso feito com esse tipo de doce. Comece derretendo 200 g de chocolate branco com 200g de manteiga sem sal, em microondas ou banho-maria.

Separadamente, bata uma xícara e meia de açúcar refinado com quatro ovos até o creme ficar com aparência leitosa e cremosa.

Misture a ele o chocolate derretido, inclua uma colher de chá de essência de bauninha e uma xícara e meia de farinha peneirada.

Depois de bem misturada, despeje em forma untada e leve ao forno por 30 minutos. O brownie ficará dourado e com a mesma consistência dos tradicionais.

Bônus – Receita de Brownie de Microondas

E como um bônus temos esta deliciosa receita de Brownie de microondas que é super fácil e rápida, este vídeo é do canal Receitas de Minuto.

Gostou das receitas? Então não deixe compartilhar no Facebook e deixe seu comentário abaixo.

 

Receita de Brownie Tradicional com 7 Variações Deliciosas
4.8 (96%) 10 votes

Comente abaixo

comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.