Cremor de Tártaro – O que é? Qual a sua função?

O Cremor de tártaro é um pó branco, parecido com o bicarbonato de sódio, sem sabor ou odor e que se encontra facilmente nos supermercados, sempre na sessão de temperos.

A relação desse produto com o vinho

É um subproduto da produção de vinho, que fica no fundo do barril, logo após, o processo final, onde é retirado e moído para ser utilizado.

Cremor de Tártaro: Sua principal função

A principal função do cremor de tártaro

São muitas, as suas funções, porém, a principal é o seu uso na confeitaria para se estabilizar as claras quando são batidas. Na qual são submetidas a alguma fonte de calor, como exemplo, são os suspiros que serão assados ou tortas, que possam ser finalizadas com um maçarico. O cremor de tártaro fará com que o merengue suporte o calor sem derreter.

Outras utilizações na culinária com o cremor de tártaro

Além de estabilizar as claras de ovos, evitando que sequem, serve também para manter a cor dos alimentos, como os vegetais e legumes numa salada, sem alterar seu sabor. Evita a cristalização do açúcar, que ele fique duro ao ser derretido para fazer aquela calda.

Uma curiosidade

Resíduos de cremor de tártaro foram encontrados em cerâmica de 7.000 anos atrás.

O cremor de tártaro e o fermento em pó

Cremor de Tártaro - O que é? Qual a sua função?

Pode ser feito um fermento em pó com o cremor de tártaro, acrescentando em sua formulação ingredientes também como o bicabornato de sódio e ele, juntos numa reação que produzirá o fermento em pó.

Como armazenar o cremor de tártaro

Ele deve ser armazenado bem longe da umidade, para que se evite que caroços grossos posam se formar nele. E assim, não servir para mais nada. A sua armazenagem correta deve ser em um local frio, como a geladeira, por exemplo, com essa forma correta de guardá-lo ele poderá durar muito tempo.

Alguns de seus benefícios

O cremor de tártaro é ótimo para a nossa saúde, em alguns casos atuando na regularização da pressão arterial, trata algumas infecções bacterianas e muitos outros, somente para citar alguns de seus benefícios preventivos para a saúde. Portando, da próxima vez que for ao supermercado não se esqueça dessa maravilha que muitos ainda desconhecem.

Cremor de Tártaro – O que é? Qual a sua função?
4.7 (93.33%) 3 votes
Gostou? Compartilhe nas redes sociais :)

Comente abaixo

comentários