Bolo Dicas

Porque o bolo afunda no meio?

Vira e mexe alguma situação indesejada ocorre especialmente na cozinha. Ao levar o histórico de insucessos certamente uma das dúvidas mais comuns é porque o bolo afunda no meio.

Mesmo quando preparados com muito carinho, os bolos parecem ainda insistir em afundar. Após certo tempo de dedicação, retira-lo do forno e perceber que ele não está da maneira que gostaria, sem dúvida, é uma sensação bastante frustrante.

Porque o bolo afunda no meio?

No entanto, fique tranquilo. A seguir, você poderá conferir algumas dicas e orientações que precisa realizar para entender porque o bolo afunda no meio e como evitar.

Porque o bolo afunda no meio: temperatura

Dentre as principais causas de seu bolo afundar que foram observadas pelos experientes em confeitaria está a temperatura. A massa é bastante delicada e precisa ser assada em uma temperatura próxima a ideal.

Por isso, para evitar que o seu bolo afunde no meio fique sempre atento a temperatura informada na receita. Dessa forma, você já estará se prevenindo quanto a uma das causas. No entanto, essa é apenas uma e, portanto, ainda existem outros motivos que precisam ser entendidos do porque o bolo afunda no meio.

Outros motivos

Abaixo estão listados outros motivos que também podem justificar o ocorrido. Por isso, sempre se certifique de trata-los antes de colocar o seu bolo para assar.

  • Fermento vencido: tão importante quanto se certificar da temperatura é verificar se o fermento a ser usado está em boas condições. Mesmo que esteja dentro da validade, tenha bom senso para assumir se esse ingrediente está adequado para uso. Esse é outro motivo de porque o bolo afunda no meio.
  • Bater muito a massa: a massa quando fica muito rala e fina pode indicar que o bolo irá afundar. Por isso, tenha cautela quanto a isso e, adicionar farinha, misture com a mão ou na velocidade mínima. Dessa forma, as chances de a sua receita dar errado é menor.
  • Demora: o recomendado é que a massa seja levada para assar logo após o seu preparo ou de acordo com a receita. Ou seja, não demora para levar ao forno, pois caso contrário o seu bolo também poderá afundar.

E, para finalizar, ao iniciar os preparativos para fazer a receita evite ter pressa para não pular etapas importantes.

Além disso, evite ficar abrindo constantemente a porta do forno visto que isso atrapalha o processo de assar e pode levar a surgir dúvidas de porque o bolo afunda no meio. Leve em consideração esses pontos que não terá mais esse tipo de problema.

Porque o bolo afunda no meio?
5 (100%) 4 votes

Comente abaixo

comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.